segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL
Antigo Mercado de Sintra
Vila Velha de Sintra
219 238 563

Este novo Museu conta com milhares de peças de valor incalculável e enorme importância científica. As peças foram doadas ao município pelo coleccionador Miguel Barbosa e sua mulher, Fernanda Barbosa.

Devido à qualidade e raridade de muitas das peças, a colecção deste museu detém uma importância nacional e internacional, com destaque para alguns dinossauros e ninhos de ovos de dinossauros provenientes do Deserto do Gobi, na China, ou para os fragmentos do meteorito de Nantan (China), que caiu na Terra no século XVI.

A maior preciosidade do Museu é o único exemplar em todo o Mundo, de uma espécie de réptil voador, o Braseodactylus sp.
Além de único, este exemplar encontra-se totalmente inteiro, tendo já sido alvo de profundo estudo por parte do Departamento de Geologia do Museu de História Natural de Karlsruhe.

A colecção de fósseis conta com inúmeras peças consideradas raras, dada a sua boa conservação e representatividade das eras geológicas a que pertencem, enquanto a de mineralogia detém peças provenientes das mais diversas regiões do mundo.

Do Pré-Câmbrico ao Quaternário, Exposição de longa duração
Nesta exposição é possível assistir a uma simulação do “big-bang”, seguindo, depois, um percurso lógico e diacrónico que explorará a vida na Terra, desde o Pré-Câmbrico (entre c. de 4.500 milhões de anos e 60 milhões de anos), até ao Quaternário (entre c. de 5 milhões de anos até ao aparecimento dos primeiros Hominídeos).

Este é o quarto Museu de História Natural constituído na região de Lisboa, sendo, contudo, o mais moderno e o mais universal quanto à proveniência das suas peças.


3ª a 6ª: 10h-18h, Sáb., Dom. e Fer.: 14h-18h

Entrada Gratuita

Sem comentários: