sábado, 26 de setembro de 2009

Eleições

Amanhã vamos a votos! Mas tu, com certeza, te estarás a perguntar para que serve isso.

Muito bem! Tudo começou quando Portugal passou de uma Monarquia (em que eramos governados por um rei que herdava o trono do seu pai ou familiar e em que o povo não podia manifestar a sua opinião) para uma República, em que passámos a viver sobre um regime democrático.

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), directa ou indirectamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções.
A distinção mais importante acontece entre democracia directa (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto directo em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indirecta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Em democracias representativas, em contraste, os cidadãos elegem representantes em intervalos regulares, que então votam os assuntos em seu favor.


Do mesmo modo, muitas democracias representativas modernas incorporam alguns elementos da democracia directa, normalmente referendo.
No caso de Portugal vivemos uma democracia representativa.

Por isso mesmo, amanhã, "todos" os maiores de 18 anos (idade a  partir da qual poderás votar) irão eleger, através de votos, os representantes que irão tomar as decisões importantes por nós.

Cabe a cada um decidir qual o representante, pessoa ou partido, mais adequado e colocar a cruz no quadrado respectivo.

No final, somam-se os votos e ganha aquele que conseguir mais votos.

Sem comentários: