quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de Abril de 1974

Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, existia censura, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir a sua opinião.
Havia uma polícia política, a PIDE, que controlava os cidadãos. A PIDE perseguia as pessoas que dissessem alguma coisa sobre o Governo ou sobre os governantes e, por isso havia muitos presos políticos.



Não havia Liberdade nem Democracia.

Portugal estava envolvido na guerra colonial em Angola, na Guiné e em Moçambique.
Não havia Liberdade nem Paz.
Os portugueses viviam descontentes com este governo.
No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho preparam uma revolução para derrubar o governo de Marcelo Caetano.
Às 22. 55h é transmitida a canção ”E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa. Este foi um dos sinais previamente combinados pelos militares para começarem a tomar as suas posições e iniciarem a revolução.
O segundo sinal foi dado às 0h 20 m do dia 25 de Abril, quando foi transmitida a canção ”Grândola Vila Morena“ de José Afonso que confirmava o golpe e marcava o início da operações.
Pouco depois, o Movimento das Forças Armadas, ocupa as instalações da Rádio Televisão Portuguesa, da Emissora Nacional, da Rádio Clube Portuguesa, do Aeroporto de Lisboa, do Quartel General, do Estado Maior do Exército, do Ministério do Exército, do Banco de Portugal e da Marconi. Estes eram os lugares que os militares achavam importantes para conseguirem o que queriam.
Pelas 4 horas e 20 minutos, é difundido pelo Rádio Clube Português, o primeiro comunicado ao país do Movimento das Forças Armadas (MFA).
Nas ruas de Lisboa, junta-se muita gente. Todos estavam contentes com o que se estava a passar.
Os Soldados também estavam contentes por não precisarem de usar as armas.
Põem, nos canos das espingardas, cravos que lhes ofereciam.

Às 13 horas e 30 minutos, as forças militares leais ao regime, render-se. Marcelo Caetano rende-se e ele e Américo Tomás são enviados para a ilha da Madeira para seguirem para o Brasil.

Por ter acontecido o 25 de Abril, hoje:



  • podemos falar livremente, dizer aquilo com que concordamos e o que não apoiamos, viver num novo Espaço Europeu e ter acesso directo ao Mundo sem receio de censura ou perseguições;
Vivemos em Liberdade!
  • terminou a guerra colonial, e as antigas colónias portuguesas tornaram-se independentes;
Vivemos em Paz!
  • temos eleições livres para podermos escolher os nossos governantes.
Vivemos em Democracia!

Agora que já aprendeste algumas coisas sobre este grande dia, que tal comemorá-lo pintando algumas imagens representativas. Diverte-te!

 

Sem comentários: