terça-feira, 29 de março de 2016

Visita de estudo ao Museu da Eletricidade

Hoje, dia 11 de março, fomos ao Museu da Eletricidade, em Belém.
Saímos da escola de camioneta.
Primeiro, o guia contou-nos que a Central, durante muitos anos, serviu para produzir eletricidade para a cidade de Lisboa.

















O carvão vinha de Inglaterra em cargueiros e depois era descarregado para barcos mais pequenos. Os homens punham tábuas de madeira entre os barcos e a Central, enchiam baldes com o carvão e despejavam na praça central. Havia um enorme tanque que estava sempre cheio de carvão.
No edifício da Central Elétrica há muitas torres. numa delas há uma espécie de baldes metálicos que levam o carvão desde a praça central até ao edifício onde era depois queimado.



















Depois entrámos numa sala onde haviam quatro caldeiras e quatro mesas de controlo. O guia explicou que o carvão saia de uns tubos e caía no tapete rolante da caldeira. Para percebermos melhor, o guia ligou uma das caldeiras e nós entrámos. Claro que não tinha carvão para ser queimado, porque se tivesse estaria muito quente.
O guia explicou também que havia só um senhor a controlar as quatro caldeiras e um ajudante. Havia um boneco mecânico que imitava o ajudante, que estava sempre a interromper o guia.




























A seguir, entrámos numa sala onde os senhores viam o carvão a ser queimado, através de uma espécie de janela pequena, e empurravam os bocados que ainda não estavam totalmente queimados com um pau grande. Estes homens calçavam sapatos de madeira e vestiam roupa de serapilheira para os proteger do calor.








Quando passámos para a sala seguinte, o guia explicou que aquele lugar era muito mau para a saúde dos trabalhadores, para além de respirarem muito pó, apanhavam choques térmicos quando vinham para a rua. Nesta sala recolhiam-se os restos do carvão queimado. As cinzas e as pedras avermelhadas eram deitadas para o rio Tejo.


















































Na Central haviam dois circuitos de água. Um dos circuítos sevia para transportar a água para a produção de eletricidade. O outro circuíto servia para transportar a água utilizada no arrefecimento do vapor produzido.
























Na sala seguinte estavam duas máquinas com pás que rodavam e com um íman rodeado de fios. Essas máquinas eram os geradores.












No fim da visita, fizemos várias experiências com ímanes e com eletricidade.





































Eu gostei muito, porque fiquei a saber como é que se produzia a eletricidade.

Sofia Benedito

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